domingo, 21 de julho de 2013

Evitando o temido frizz!

Se você convive, a duras penas, com o frizz da cabelo é bem provável que a situação piore ainda mais nesta época do ano. Além dos fatores nocivos do dia a dia – poluição, vento, sol, umidade –, é comum usarmos, no inverno, secadores e chapinhas. E o que falar dos banhos quentes e demorados?


Esse é mais um dos assuntos que incomodam as mulheres o chamado "frizz" ou fios arrepiados, o frizz são aqueles cabelinhos arrepiados e grossos que ficam no meio e em cima da cabeça. Estre arrepiado dos fios ocorre pelo simples fato da cutícula dos fios estarem abertas, sendo que isso resulta na aparência de cada mecha com arrepiado e sem aderência. Além disso, a ausência de comprimentos e nutrientes.

Geralmente quando o cabelo está com muito frizz, é sinal de que o cabelo está desidratado. Para esses casos o problema tem solução - e a melhor delas é unanimidade entre os cabeleireiros: uma boa hidratação e cauterização. Mas se a hidratação não resolve ou se aqueles fios arrepiados são característicos da pessoa, outra solução interessante é a escova progressiva.


Fatores que contribuem para aparecer o frizz

Clima: Quando a umidade do ar aumenta os cabelos se tornam ainda mais elétricos e arrepiados.
Chapinha: O calor da chapinha desgasta a cutícula, deixando as madeixas ressecadas e desidratas, propiciando o aparecimento do frizz.
Química: Em contato com a química, a cutícula capilar abre, surgindo o arrepiado. Se não for devidamente tratado com o tempo, o cabelo perde queratina e quebra com facilidade, piorando a aparência e a quantidade dos fios rebeldes.
Falta de cuidado com o cabelo: Escovar de qualquer jeito, usar produtos de baixa qualidade e falta de hidratação podem enfraquecer e quebras os fios.

Dicas para evitar o frizz
  • Faça hidratação semanalmente
  • Cauterização (para fechar as escamas) a cada 3 meses
  • Escova progressiva em casos extremos
  • Prefira pente de madeira
  • Evite esfregar os cabelos na hora de secar com a toalha
  • Use condicionador na hora da lavagem para fechar a cutícula (veja este post)
  • Use pomadas, reparador de pontas, silicone e leave-in anti-frizz..
Receita caseira para acabar com o frizz:

Acrescente 3 colheres de sopa de mel e 1 colher de sopa de óleo de amêndoas, em 1 copo de condicionador de boa qualidade.
Lave os cabelos apenas com xampu neutro e aplique essa mistura nos cabelos molhados. Faça uma massagem suave nos fios para que todos fiquem devidamente bem hidratados com a mistura. Depois enrole os cabelos com uma toalha e aguarde por 20 minutos. Após o tempo de pausa enxague as madeixas. Essa hidratação anti-frizz é indicada para qualquer tipo de cabelo e tem ótimos resultados pode ser feita uma vez na semana.

Espero que tenham gostado e aproveitem! Abraços.


fonte: belezaesaude & todaperfeita





Nenhum comentário:

Postar um comentário